domingo, 4 de junho de 2017

Séries Preferidas do Momento | Arte & Cultura


Eu sou o tipo de pessoa que não passa um dia ser ver alguma série ou filme e se isso acontece, é porque a faculdade, por vezes, não o permite. Nos últimos tempos tenho visto algumas, mas vou falar-vos das 3 que mais gostei e mais me chamaram a atenção.



Shameless (No Limite)

Esta série conta com 8 temporadas e já é de 2011 e se calhar até já ouviram falar dela, mas só recentemente comecei a vê-la e não consegui tirar os olhos do ecrã desde o primeiro episódio. Esta é a história de uma família extremamente problemática (os Gallaghers) em que o pai, Frank é um alcoólico, abandonado pela mulher Monica. Juntos eles tiveram 6 filhos, mas é a filha mais velha (Fiona) quem cuida dos irmãos, visto os pais não assumirem essa responsabilidade. Lip é o 2º mais velho e é um rapaz extremamente inteligente mas que não se preocupa com o seu futuro; Ian (3º mais velho) é um rapaz atinado mas que esconde de todos o facto de ser homossexual; Debbie (4ª mais velha) é uma miúda super atinada e que apesar de ser tão nova é das que mais ajuda em casa, até que passa pela adolescência e aí as circunstâncias alteram-se. Temos ainda Carl, o 2º mais novo que é constantemente chamado a atenção por usar a violência para lidar com qualquer situação e por fim, o mais novo, o pequeno Liam. São diversas as peripécias desta família, envolvendo drogas, sexo, festas e todas as artimanhas que arranjam para se safarem dos problemas em que se metem, com a ajuda dos seus amigos Kevin e Veronica.
A série é muito viciante e emocionante e os personagens estão muito bem caracterizados e é de salientar a performance de William H. Macy (Frank Gallagher) que faz uma excelente interpretação de Frank.

Stranger Things

Esta série foi das mais faladas nos últimos tempos. Foi lançada no ano passado e já é um sucesso tremendo. O que me cativou mais foi a performance destes miúdos, que representam como adultos, em especial da Millie Bobbie Brown, que praticamente sem falar durante toda a série, consegue ser extremamente expressiva e nos faz apaixonar pela sua personagem, Eleven.
Bem, devo dizer-vos que esta série se pode tornar um pouco confusa no início, porque nos dá a ideia de que há muita coisa que não sabemos, mas ao mesmo tempo é isso que torna a história aliciante, porque à medida que vemos cada episódio vamos percebendo cada vez mais o que realmente se passa. 
A série tem início nos anos 80, com o desaparecimento de Will, um miúdo de 12 anos e a sua procura pelos seus 3 melhores amigos, a sua mãe (interpretada por Winona Ryder) e o chefe da polícia. Entretanto surge Eleven, uma miúda que não fala e que se encontra sozinha no mundo. Eleven revela ter poderes surreais e é acolhida por Mike, Dustin e Lucas que, juntos, tentam lutar contra a criatura que fez desaparecer Will e que vive num universo paralelo a que eles dão o nome de Upside Down. Esta é uma série de ficção científica, na qual prevalecem a aventura e a amizade, cheia de mistério e suspense e com muitos sustos à mistura, que está extremamente bem feita e que me viciou completamente.

Sense8

Esta é a série que comecei a ver há menos tempo, mas das três é provavelmente a minha preferida. Sense8 é a história de 8 pessoas, que apesar de viverem em diferentes pontos do Mundo, se encontram ligadas por uma força que desconhecem. Conseguem, de algum modo, verem-se, ouvirem-se e sentirem-se uns aos outros e adquirem as capacidades uns dos outros, estando a quilómetros de distância, acabando por criar uma relação muito especial entre si. Para vos falar desta série, tenho mesmo de vos falar dos personagens:

Will (Chicago) é um polícia no Departamento da Polícia de Chicago, que vive assombrado por um assassinato não resolvido, da qual o seu pai fazia parte, pois também este pertencia à polícia, quando era criança. Will tenta ajudar os outros e acredita ser esse o seu papel no mundo. 

Nomi (São Francisco) é uma hacker ativista que vive com a sua namorada Amanita. É transsexual e por este motivo é rejeitada pela sua família, que no início da série, lhe tenta fazer uma lobotomia, para que esta se veja como o homem que nasceu (Michael).

Lito (México) é um ator de filmes lamechas mexicanos e é visto como o verdadeiro macho latino. No entanto, Lito esconde de todos o facto de ser gay, pois acredita que isso iria prejudicar a sua carreira. Vive com o seu companheiro Hernando e com a sua amiga Daniela, que o ajuda a encobrir a sua homossexualidade.

Riley (Islândia/Reino Unido) é na verdade islandesa, mas no início da série vive em Londres. É uma DJ bastante conhecida, mas que vive assombrada pela morte de pessoas que lhe eram muito próximas. Riley vê-se metida com pessoas que se envolvem em negócios ilícitos e é obrigada a fugir do país. Tem uma ligação especial com Will.

Wolfgang (Alemanha) é um criminoso alemão, que realiza assaltos com o seu melhor amigo de longa data Felix. Sabe decifrar cofres e usar armas. Após estabelecer uma ligação com todos os membros do grupo, apaixona-se por Kala. 

Capheus (Quénia) é um rapaz que vive para a mãe e que, apesar da extrema pobreza em que se encontra, faz de tudo para lhe arranjar remédios, pois ela sofre de SIDA. Conduz uma carrinha temática, cujo nome é Van Damn, pois este é super fã de Jean-Claude Van Damme, sendo muitas vez chamado de Van Damme.

Kala (Índia) é uma engenheira química indiana, que é a primeira pessoa na sua família a casar com alguém da sua escolha. Contudo, está noiva de um homem que não ama e que se encontra completamente apaixonado por ela. Após casar-se, cria uma ligação muito forte com Wolfgang.

Sun (Coreia do Sul) é, sem sombra de dúvida, a minha personagem preferida. É, para mim, a verdadeira definição de strong independent woman. Nasceu em Seul, numa família que favorece o sexo masculino e, por isso, sempre sentiu que o pai preferia o seu irmão. Quando era mais nova, a sua mãe sofreu de cancro e antes de morrer fez Sun prometer que tratava do irmão por ela. Ao perceber que o irmão se tinha metido em negócios ilegais, Sun assume as culpas e é presa, mas percebe que o seu irmão é capaz de tudo para se safar da prisão, incluindo matar quem o ama. Sun é também praticante de artes marciais e é completamente imbatível.

Juntas, estas 8 pessoas formam um grupo chamado de cluster, e tentam combater aqueles que os tentam "caçar", por vê-los como uma ameaça. Ao mesmo tempo ajudam-se uns aos outros a resolverem os seus problemas pessoais. 

Espero que tenham gostado destas séries e se quiserem deixem nos comentários a vossa opinião acerca delas e sugestões de outras séries que vos estejam a viciar!