A primeira viagem que fiz a outro país desde que estou na Lituânia foi a Letónia. A verdade é que Riga é ainda mais perto de Siauliai do que Vilnius, pelo que conseguimos ir e voltar no mesmo dia. Achei Riga uma cidade muito bonita, com um aspeto muito cozy e colorido, sendo que a arquitetura se destacou bastante para mim, pelo seu estilo de Art Nouveau.
Ao chegar, a primeira coisa que vimos foi o edifício da Academia de Ciências da Letónia, que marca a ocupação soviética, visto que este é considerado o "little brother" de uma universidade de Moscovo. Passámos também pela House of Blackheads e pela St. Peter's Church, que são dos edifícios que mais se destacam em Riga, especialmente porque os países bálticos estão repletos de igrejas, maioritariamente ortodoxas, com arquitetura muito semelhante.
Para almoçar decidimo-nos por um restaurante chamado Lido Alus Seta, que é um buffet e apesar de estar completamente cheio e de termos tido algum tempo de espera, tinha uma decoração bastante gira e a comida estava muito boa.
Como só íamos estar lá por um dia achámos que seria uma boa ideia fazer uma viagem naqueles autocarros turísticos, para numa hora podermos ver logo grande parte da cidade. Vimos vários pontos importantes como o Monumento da Liberdade ou a Biblioteca Nacional da Letónia. Além disto, visitámos ainda o mercado, a famosa Cathouse e os ainda mais famosos Three Brothers, que consistem na casa nº 17 que é o edifício mais antigo de Riga e dois edifícios adjacentes.
Espero que tenham gostado e que me continuem a acompanhar nesta minha saga de viagens. A próxima publicação será sobre duas das cidades que mais gostei de visitar na Lituânia: Kaunas e Trakai.
Se tiverem alguma questão ou sugestão, podem deixar nos comentários.
Social Icons