domingo, 28 de outubro de 2018

Riga, Letónia | 08-09-2018

A primeira viagem que fiz a outro país desde que estou na Lituânia foi a Letónia. A verdade é que Riga é ainda mais perto de Siauliai do que Vilnius, pelo que conseguimos ir e voltar no mesmo dia. Achei Riga uma cidade muito bonita, com um aspeto muito cozy e colorido, sendo que a arquitetura se destacou bastante para mim, pelo seu estilo de Art Nouveau.

Ao chegar, a primeira coisa que vimos foi o edifício da Academia de Ciências da Letónia, que marca a ocupação soviética, visto que este é considerado o "little brother" de uma universidade de Moscovo. Passámos também pela House of Blackheads e pela St. Peter's Church, que são dos edifícios que mais se destacam em Riga, especialmente porque os países bálticos estão repletos de igrejas, maioritariamente ortodoxas, com arquitetura muito semelhante.

Para almoçar decidimo-nos por um restaurante chamado Lido Alus Seta, que é um buffet e apesar de estar completamente cheio e de termos tido algum tempo de espera, tinha uma decoração bastante gira e a comida estava muito boa.

Como só íamos estar lá por um dia achámos que seria uma boa ideia fazer uma viagem naqueles autocarros turísticos, para numa hora podermos ver logo grande parte da cidade. Vimos vários pontos importantes como o Monumento da Liberdade ou a Biblioteca Nacional da Letónia. Além disto, visitámos ainda o mercado, a famosa Cathouse e os ainda mais famosos Three Brothers, que consistem na casa nº 17 que é o edifício mais antigo de Riga e dois edifícios adjacentes.


Espero que tenham gostado e que me continuem a acompanhar nesta minha saga de viagens. A próxima publicação será sobre duas das cidades que mais gostei de visitar na Lituânia: Kaunas e Trakai.

Se tiverem alguma questão ou sugestão, podem deixar nos comentários.



quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Erasmus - Siauliai, Lituânia

Hoje venho falar-vos da cidade onde tenho estado a viver desde o final de Agosto e que irei deixar dentro de pouco tempo.

Como disse na publicação anterior, estou a estagiar num jardim de infância, onde eu e a minha colega damos "aulas" a crianças entre os 2 e os 6 anos com temas como a prevenção do pé plano, desenvolvimento da coordenação, entre outros. Este é um desafio para mim pois para além de nunca ter trabalhado com crianças antes, nenhuma delas fala a mesma língua do que eu, pelo que tive de arranjar outras formas de comunicar com elas. Nomeadamente, tento exemplificar os exercícios ou falar por gestos e também já aprendi algumas palavras básicas em lituano. Estou a gostar imenso de trabalhar com crianças e de aprender coisas novas num local de estágio completamente diferente daquilo a que estou habituada. Penso que este é um dos pontos mais positivos desta minha viagem.

Siauliai é uma cidade pequena, onde não se vê muita gente na rua e os que se vêem são maioritariamente idosos ou famílias com crianças pequenas. Por vezes, gosto de aproveitar as tardes livres que tenho e vou passear ao centro da cidade, onde se encontram alguns cafés, bares e lojas. Para sair à noite, vamos a uma discoteca ou a um pub de rock n' roll, do qual gosto muito para podermos simplesmente conversar, ouvir boa música e beber uma cerveja.

Siauliai também tem alguns marcos mais turísticos como as igrejas, jardins, um lago que é muito bonito para ir passear e ainda o mais conhecido de todos: o Hill of Crosses, que é basicamente um centro de peregrinação católica onde se encontram várias cruzes de tamanhos e feitios diferentes. Além disto, também é possível visitar alguns museus nesta cidade como o museu da fotografia, do chocolate, entre outros.

Como já referi anteriormente, estou a viver na residência de estudantes da universidade, que devo confessar que é um dos pontos mais negativos do meu Erasmus. Apesar de ser a opção mais barata, sem dúvida alguma, e de ser a melhor opção para poder conviver com outros colegas de Erasmus, visto que nem sequer frequento a escola, os quartos são todos partilhados e super pequenos, não têm muita arrumação e a residência nem sequer tem forno ou congelador. Mas como são só 2 meses, achei que compensava.

De uma forma geral, acho que tem sido uma experiência muito positiva e enriquecedora e criei aqui memórias que irei para sempre guardar com muito carinho.

Espero que tenham gostado e se tiverem alguma pergunta ou sugestão, podem deixar nos comentários.


domingo, 21 de outubro de 2018

Vilnius, Lituânia | 29-08-2018

Depois de mais de um ano sem escrever no blog, regresso com uma publicação acerca da minha viagem de Erasmus. Decidi embarcar nesta aventura para sair um pouco da minha zona de conforto e para conhecer novas culturas e visitar novos países. Penso que são experiências destas que nos ajudam a crescer, quer a nível profissional, quer a nível pessoal.

Encontro-me neste momento a viver na Lituânia há cerca de um mês e  meio e voltarei para Portugal no início de novembro. Durante estes dois meses estou a realizar um estágio na área de pediatria, pois para quem não sabe estou a tirar o curso de fisioterapia. O estágio é numa creche que se situa na cidade de Siauliai, pelo que tenho estado a viver na residência de estudantes da universidade.

Começo por vos contar a minha viagem a Vilnius, a capital da Lituânia, e a minha primeira paragem no país. Vim com a minha amiga Ana, que está a fazer o estágio comigo e decidimos ficar por 2 noites em Vilnius a passear, visto que chegámos alguns dias antes do início do estágio.

Durante a nossa estadia em Vilnius, visitámos alguns museus, sendo que o que se destacou para nós foi o museu da ilusão, por ser o mais diferente e mais divertido. Os restantes que visitámos centravam-se na história da Lituânia.

Visitámos também algumas das maiores atrações turísticas da cidade como as Three Crosses, que se encontram num monte para o qual tivemos que subir bastante. Passeámos ainda pela Vilnius Cathedral Square e subimos até à Gedimina's Tower of the Upper Castle, que tal como as Three Crosses, tivemos de subir bastante para lá chegar, mas valeu a pena, pois permitiu-nos ter uma vista muito bonita por toda a cidade.

Passámos ainda pela Pilies Street, no centro da cidade e por Uzupis, onde se encontra exposto numa parede a Constituição da República de Uzupis que poderão ler aqui.

Por fim, não quisemos deixar Vilnius sem experimentar uma refeição tipicamente lituana pelo que pedimos num restaurante cepelinai, que são dumplings de batata preenchidos com carne de porco. Gostei mas não adorei.




Na próxima publicação irei falar-vos sobre a cidade onde estou a viver e um pouco sobre o meu dia-a-dia aqui. Espero que tenham gostado e se tiverem alguma questão ou sugestão deixem nos comentários.