sábado, 14 de janeiro de 2017

Top 3 livros preferidos | Arte & Cultura


Hoje trago-vos um tema diferente, como já tinha anunciado na publicação anterior. O tema desta publicação é algo que me é muito querido. Vou dar-vos a conhecer um pouco sobre os meus 3 livros preferidos. Claro que tenho vários e foi difícil de escolher, mas estes são aqueles que realmente me marcaram mais.

3. Different Seasons (Estações Diferentes) , Stephen King

Stephen King é um autor bastante conhecido pelos seus livros de terror fantástico e ficção, como por exemplo Carrie ou The Shining. Se estes nomes não vos são estranhos, é porque já devem ter visto ou, pelo menos ouvido falar destas adaptações cinematográficas. E foi mesmo por esta razão que descobri este livro, que conta com 4 histórias diferentes (daí o título), pois 2 dos meus filmes preferidos são 2 das histórias contadas por King nesta obra. São elas: 
Condenados de Shawshank - Esta é a história de um homem que é preso inocentemente e retrata a sua experiência na prisão, assim como a sua tentativa de fuga;
O Aluno Dotado - Esta foi a história do livro que mais me intrigou, por ser algo tão diferente e inesperado, em relação ao que costumo ler. Trata-se de um rapaz que sempre teve um comportamento exemplar, mas que após conhecer um homem idoso e descobrir o seu passado sombrio, o chantageia e desafia a despertar consigo todo o mal que nele existia e que estava há muito tempo enterrado;
O Corpo (adaptado ao cinema com o título Stand By Me) - Uma história sobre como a amizade é mais especial quando se é um miúdo de 12 anos em busca de aventura com os seus 3 melhores amigos. 
A Técnica da Respiração - Esta é uma história macabra sobre uma mulher que está disposta a dar à luz o seu filho, mesmo que para isso o tenha de o manter vivo nas condições mais extraordinárias.

O livro está muito bem escrito e as histórias são muito envolventes, não nos deixando desviar o olhar do livro, enquanto não tivermos acabado de o ler. O que destaco mais desta obra são, sem dúvida, as personagens, que são descritas com grande detalhe e dei por mim a tentar perceber o seu modo de agir e pensar, o que torna esta experiência de leitura muito especial.

2. The Catcher in the Rye (À Espera no Centeio), J. D. Salinger
Deixa-me tão feliz saber que estou a partilhar esta história com alguém, porque este foi um dos livros que mais marcou a minha adolescência e é uma história com a qual sempre me vou identificar e que me faz relativizar o que realmente importa. Aborda temas como a alienação, o sofrimento que sentimos enquanto crescemos, a falsidade do mundo adulto, a solidão e o início de relacionamentos e da sexualidade na adolescência.
No fundo, The Catcher in the Rye é um clássico americano que conta a história de um miúdo de 16 anos que se sente perdido, sem saber dar rumo ao seu futuro. Apesar de ser um rapaz inteligente e sensível, Holden Caulfield narra a história com um tom aborrecido e cínico. Após ser expulso do seu quarto colégio, este embarca numa aventura inesperada, onde conhece várias pessoas diferentes e passa por experiências que nunca imaginou.
O que realmente torna este livro tão especial e único é o facto de qualquer que seja a idade, sexo ou personalidade de quem esteja a ler, todas as pessoas se podem identificar com este personagem icónico, que apenas se quer descobrir a si próprio, descobrindo o mundo à sua volta.

1. 1984, George Orwell

1984 é aquele livro que, na minha opinião, devia estar na lista de "Livros a ler antes de morrer" de qualquer pessoa. Quando o li, passei tanto tempo a pensar nele, em todos os pormenores e a tentar arranjar uma explicação na minha cabeça para o que tinha acabado de ler. É uma história tão complexa mas que nos permite tirar conclusões tão simples. Aquilo que tirei deste livro foi que na vida, existe uma infinidade de coisas que não conseguimos controlar mas que ainda assim, podemos tentar dar a volta por cima. Que se nos forçarmos a acreditar em algo e o repetirmos na nossa mente, conseguimos acreditar. Que mesmo que lutemos para alcançar um objetivo de bem maior, nem tudo é possível, pois muitas vezes, existe alguém com mais poder ou malícia que vai fazer de tudo para nos parar. Que nem tudo é o que parece e que as pessoas fingem ser o que não são para obter algo em troca.
Esta é a história de um mundo utópico em que o governo é constituído por um poder totalitário perfeito em que a revolta é impossível, e cujo lema é:

 "Guerra é paz,
Liberdade é escravidão
Ignorância é força."

As pessoas são vigiadas por câmeras de vigilância, incluindo nas suas próprias casas e são dominadas pelo "duplipensar" que é o termo que explica o facto de apesar de as pessoas saberem que algo não aconteceu, se o "Big Brother" (líder do Partido) diz que aconteceu, têm de acreditar mesmo sabendo que não é verdade. O mesmo termo que pode fazer qualquer um acreditar que 2+2=5, pelo simples facto de o repetirem nas suas mentes.
O protagonista desta história é Winston, um funcionário do Ministério da Verdade, da Oceania. Winston era um homem indiferente à sociedade totalitária em que vivia mas, após ter encontrado o seu grande amor em Julia e ter sido incentivado por O'Brien (um membro do Partido Interno com quem Winston simpatizava), passou a revoltar-se contra o Partido e ter as suas próprias opiniões. Winston vive esta grande aventura, de viver por si e não por quem se encontra no poder, para aprender a maior lição da sua vida.
Este é o meu livro preferido pela intensidade da escrita e dos personagens, que são tão envolventes e pela história que nos deixa tão revoltados quanto o próprio Winston.


Espero que tenham gostado desta publicação, pois já há muito tempo queria partilhar este tema convosco. Se quiserem deixar nos comentários, digam qual destes três livros vos deu mais vontade de ler e sugestões de livros que tenham adorado.

19 comentários

  1. Confesso que não conhecia nenhum mas fiquei curiosa :)

    A Marca da Marta

    ResponderEliminar
  2. Escreves muito bem Daniela. Gostei muito.

    ResponderEliminar
  3. Fiquei super curiosa com o do Stephen King *_*

    ResponderEliminar
  4. O The Catcher in the Rye foi tipo de livro que me manteve acordada a noite toda até terminá-lo! Durante muiiiito tempo também foi o meu livro favorito (e ainda guarda um lugar especial no meu coração ahah)
    O 1984 está na to read list há algum tempo. Esse e o Catch 22 vão ser os próximos a vir morar cá para casa!

    Marta Rodrigues, Majestic

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que se és tão apreciadora de livros quanto eu, vais mesmo adorar o 1984 e coincidência das coincidências, o Catch-22 também está na minha read list há muito tempo e vai ser, provavelmente, o próximo que vou ler, estou muito curiosa!

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Great post! I've read "1984", great book!
    I really like your blog!
    Would you like to follow each other? Follow me on Blog and Google+ and I'll follow you back!
    www.recklessdiary.ru

    ResponderEliminar
  6. Apesar de ler imenso e de adorar livros, confesso que só conheço o 1984. Já o li e gostei imenso, a história é mesmo boa e viciante!

    Beijinhos
    http://aestilografa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Adorei... fiquei super curiosa, não conhecia nenhum! Mas parecem super interessantes!
    Gostei muito do teu blog e já estou a segui-lo! Espero por ti no meu*
    Beijinhos
    http://omundodajesse.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Ainda não li nenhum desses, mas o último já está na minha lista há algum tempo!
    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

    ResponderEliminar
  9. Já não leio um livro praí à 3 anos e é uma coisa que me arrependo, mas está a ser difícil pegar em algum!
    Fiquei a seguir o blog :)

    Beijinhos ♥
    http://infashion-wings.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Adorei ler as tuas sugestões! Por acaso não conhecia nenhum, sou uma desgraça e nunca tenho tempo para ler, tenho que mudar isso! :D

    http://free-colors.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Nunca li nenhum deles mas parecem ser super bons, tenho de ler mais, é uma coisa que gosto muito de fazer e não tenho feito muito ultimamente.
    Life with Ju

    ResponderEliminar
  12. Obrigada pelas sugestões, vou ficar atenta quando passar em livrarias ou assim :)
    Já sigo o blog, segues de volta?ehhe
    Beijinho!

    http://missweetie.blogspot.pt/2017/01/tendencias-2017.html

    ResponderEliminar
  13. Ando ansiosa para ler algo do J. D. Salinger. E o 1984 está, definitivamente, no top dos livros que mais gostei. Que livraço! :)

    ResponderEliminar
  14. Adorei conhecer os teus favoritos, ver se arranjo maneira de ler mais!!
    Já sigo..
    Beijinhos,
    A Tomé.
    https://atomedisseque.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Os dois primeiros não conheço mas o meu antigo professor de português recomendou-me o 1984 e quero muito ler!
    Beijinhos

    http://averamarques.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. Só conhecia o primeiro, ainda está na minha lista para ler! O "Estações Diferentes" me chamou a atenção, vou procurar!

    Beijinhos, curti muito teu blog!
    penultima-janela.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Nunca li nenhum, não os conhecia, mas sem dúvida que o The Catcher in the Rye já vai para a minha lista de livros que quero ler. Adorei o post :D
    Gostei muito de conhecer o teu blog, já sigo :D
    Beijinhos
    http://universodamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  18. Olá. Assim de tudo quero desejar-te um feliz aniversário de blog.
    Dois anos já é algum tempo. Estou a gostar imenso da tua forma de escrever.
    Achei interessante a escolha de livros que fizeste e embora eu ainda não tenha lido nenhum deles já os quero ler há algum tempo. Estou à espera do inverno para isso.
    Tudo de bom.
    Roxana

    ResponderEliminar

Espero que tenhas gostado desta publicação, podes deixar aqui os teus comentários e sugestões! ♡