domingo, 21 de março de 2021

LIVROS | O Assassinato de Roger Ackroyd, Agatha Christie


A minha curiosidade para ler Agatha Christie tem vido a crescer ao longo do tempo. A minha irmã introduziu-me ao universo do detetive Hercule Poirot com os filmes "Morte no Nilo" e "Um Crime no Expresso do Oriente" que confesso que gostei muito, especialmente pelo fator surpresa que lhes é associado.

Além disto, já vi a minissérie "And Then There Were None", também da Agatha Christie que adorei completamente. Assim sendo, decidi-me por ler "O Assassinato de Roger Ackroyd", pois era um dos que tinha melhores reviews no Goodreads.

A premissa tem início com a morte de Mrs. Ferrars, amante de Roger Ackroyd. Por saber demais acerca deste acontecimento, também Ackroyd é assassinado. Todo o enredo se desenrola em volta da sua morte. O narrador é um médico, amigo de Roger e que estava presente na sua casa, na noite do assassinato, o Dr. Sheppard. Ao descobrir que Hercule Poirot (que se encontra reformado) é o seu novo vizinho, junta-se a este para investigar o caso e descobrir tudo o que se passou naquela noite.

De uma forma geral, acho que foi uma leitura muito leve e cativante. Nunca me apeteceu largar o livro, porque de facto passamos todo o tempo a tentar desvendar o mistério e a cada nova pista, achamos que sabemos quem é o assassino para logo a seguir surgirem factos que dizem precisamente o contrário. Confesso que, no meu caso, a pouco mais de meio do livro já tinha uma forte suspeita acerca do assassino e acertei, pelo que o final não foi tão impactante como foi nos filmes e série que vi da Agatha Christie. Não sendo um livro arrebatador, não deixa de ser uma boa história, dentro do género e é daqueles livros que aconselho a quem não tem hábitos de leitura mas que gostava de os começar a ter, pois acho que é uma leitura fácil e leve, com um enredo bem construído.



“Entendam isto, eu pretendo chegar à verdade. A verdade, por mais feia que seja, é sempre curiosa e bela para quem a busca… Messieurs et mesdames, digo-vos, eu quero saber. E saberei - apesar de todos vocês.




Pontuação: 7/10



Este blog é afiliado da Wook. Assim, ao comprares livros AQUI, estarás a contribuir para o meu crescimento literário. Obrigada!


9 comentários

  1. Gosto muito de Agatha Christie e por acaso li os mesmos livros que tu e "As dez figuras negras". Há poucos meses também vi a série And then there none que é sobre este mesmo livro das dez figuras.
    Com a Agatha Christie sei que nunca fico desiludida ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois de ver a minissérie também fiquei cheia de vontade de ler o livro!

      Eliminar
  2. Parece ter um conceito interessante e fiquei com curiosidade de ver a série de que falaste!

    Um beijinho*

    http://by-pattyy.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Já li e adorei! Final surpreendente! :)


    jiaescreve.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Eu li Assassinato no Expresso Oriente e tenho Morte no Nilo na minha estante, mas ainda não conhecia essa obra de Agatha Christie. Gostei de saber sua opinião sobre esse livro, e como amante do gênero, o coloquei na minha lista de futuras leituras.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este passa-se mais à frente, numa fase em que o Poirot já está reformado e, apesar de ter gostado muito, acho esses dois que mencionaste mais surpreendentes.

      Eliminar

Espero que tenhas gostado desta publicação, podes deixar aqui os teus comentários e sugestões! ♡