domingo, 7 de março de 2021

LIVROS| Uma Educação, Tara Westover

Como já tinha dito na publicação anterior, esta foi uma das minhas leituras preferidas de Fevereiro e atrevo-me a dizer de 2021. Eu sei que ainda só estamos em Março, mas duvido que algum livro que ainda vá ler este ano supere este.

Quando peguei nele, fui um pouco a medo, pois apesar de as críticas deste livro serem espetaculares, a história em si não pareceu ser nada o meu género e o facto de ter ouvido dizer que continha cenas muito violentas, fez com que ficasse reticente. Ainda assim, arrisquei e que bem que fiz.

Tara Westover conta-nos a sua história de vida, na primeira pessoa, desde a sua infância passada em Buck Peak, numa família grande de religião mórmon até à atualidade. Tara percorreu um longo caminho para chegar onde chegou. Digamos que "esquisita" é um eufemismo para descrever a sua família. O seu pai acreditava no modo de vida à margem da sociedade e, por essa razão, Tara e os irmãos não iam à escola, não iam aos hospitais, trabalhavam desde cedo e cresceram a acreditar num governo dominado pelos Iluminatti e sem saber nada sobre o mundo que os rodeia. Além disto, era violento de um modo psicológico para com os outros e Tara foi agredida fisicamente por um dos irmãos de forma sistemática. Tara decide obter uma educação, mesmo que isso não vá de encontro às ideologias do seu pai e, a partir daqui, esta jornada é qualquer coisa de incrível, pois esta simples miúda de uma família mórmon do Idaho, sem qualquer tipo de educação, consegue chegar a Cambridge e a Oxford, mesmo indo contra tudo e contra todos. É maravilhoso "observar" Tara a desemaranhar-se dos traumas e das marcas deixadas pela sua infância e adolescência para se tornar numa mulher culta, inteligente e bem sucedida.

Este é daqueles livros que tem uma escrita bem fluida e nos magnetiza a cada página, pois dificilmente desviamos o olhar. Acho que é uma história tão inspiradora, que deveria ser obrigatório lê-la, pois acaba por nos fazer valorizar ainda mais a educação, a saúde, o amor-próprio e a família.

E vocês, já leram este livro? E qual a vossa leitura preferida deste ano, até agora? Digam-me tudo nos comentários.


 "Tens de deixar de pensar dessa maneira. Não és ouro falso, daquele que brilha apenas sob uma luz particular. Quem quer que venhas a ser, o que quer que te tornes, foi assim que sempre foste. Esse brilho sempre esteve em ti. Não em Cambridge. Em ti. Tu és ouro. Regressares à BYU, ou até a essa montanha de onde vieste, não mudará quem és. Poderá mudar a forma como os outros te veem, poderá até mudar a forma como te vês a ti mesma - até o ouro parece desprovido de brilho a uma determinada luz -, mas essa é a ilusão. E sempre foi."


Pontuação: 9/10

13 comentários

  1. Fiquei muito curiosa...com muita vontade de ler.❤

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito da review! Deixou-me com vontade de ler!:)

    https://jiaescreve.blogspot.com/ (Sou nova neste mundo dos Blogs, portanto quando tiveres algum tempinho livre faz-me uma visita e deixa a tua opinião)

    ResponderEliminar
  3. Adoro as tuas reviews! Fico sempre com vontade de ler <3
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Ainda não conhecia esse livro, mas gostei da resenha. Livros inspiradores são sempre bem vindos na minha biblioteca.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderEliminar
  5. Wow não conhecia esse livro mas a história parece ser qualquer coisa de espectacular! Mas que inspiração!
    Beijinhosss

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar
  6. Não conhecia o livro, mas parece interessante.
    Também não conhecia o teu blog, mas já estou a seguir. Obrigada pelo comentário e por me trazeres até ao teu blog, que por sinal, adorei :)

    ResponderEliminar
  7. Oh wow, que giro! Gostava de ler, obrigada pelo teu output.

    Ana C, www.adreamersland.com
    www.facebook.com/adreamersland
    www.instagram.com/anaccsa

    ResponderEliminar

Espero que tenhas gostado desta publicação, podes deixar aqui os teus comentários e sugestões! ♡