domingo, 28 de fevereiro de 2021

Favoritos de Fevereiro



Séries

Glow

 

Esta é uma série de 2017, que já conta com 3 temporadas. Quando ouvi falar dela pela primeira vez, confesso que não me chamou muito a atenção pelo tema. Entretanto, uma amiga minha disse-me que a tinha começado a ver e estava a gostar muito, o que me despertou algum interesse. Além disto, soube que a Alison Brie é uma das protagonistas e depois da prestação dela em Bojack Horseman (uma das minhas séries preferidas de sempre), fiquei bastante curiosa para a ver noutro registo. Passado algum tempo e algumas séries depois, decidi experimentar e surpreendeu-me bastante pela positiva. 

Para quem não sabe do que falo, GLOW significa Gorgeous Ladies of Wrestling, pois trata-se de um enredo protagonizado, maioritariamente, por mulheres que são recrutadas para participar num programa de wrestling feminino nos anos 80. São muito poucas as que têm experiência neste desporto e, portanto, ao longo do tempo podemos assistir aos treinos mais técnicos, à criação das personagens e do enredo deste programa. Por outro lado, podemos assistir à vida pessoal destas mulheres, que são muito diferentes e se unem por um objetivo comum, o que torna esta história mais especial e cativante. Ainda só vou na segunda temporada, mas estou a gostar muito e recomendo.


Filmes

Nomadland


Nomadland é a história de Fern, uma mulher que vivia em Empire, uma terra que susbsistia à base da indústria. Quando a fábrica de gesso fechou, a cidade de Empire "fechou" também. Após este acontecimento terrível na vida de Fern, o seu marido morre, deixando-a completamente sozinha e sem casa. A partir daqui Fern viaja sozinha na sua caravana, como empregada sazonal da Amazon. Ao longo do filme, vemos a viagem de Fern pela América, juntamente com uma comunidade nómada. 
Este filme é muito especial e diferente porque, para começar, é feito em estilo de documentário e com atores que são pessoas reais, o que torna tudo muito mais cru e realista. Depois, é um filme com um ritmo muito lento, para que possamos colocar-nos no lugar da personagem principal, sentindo a sua mágoa e, acima de tudo a sua solidão. Podemos assistir a diversas paisagens incríveis e à performance de Frances McDormand, que fez um papel soberbo, como sempre.



Promising Young Woman


Promising Young Woman é um filme que retrata uma realidade que sempre existiu e que se trata da supremacia masculina. Cassie é uma rapariga na casa dos 30s que desistiu da faculdade de medicina, vive com os pais, não tem namorado nem amigos e vive somente para uma coisa: ensinar uma lição a todos os homens que tentam abusar de mulheres. Cassie sai à noite a bares e discotecas, veste-se de forma provocatória e finge estar embriagada. Assim, que os homens com quem está tentam abusar dela, esta mostra-se sóbria e fá-los perceber que não podem ter este tipo de atitudes. 
Claro que por detrás de tudo isto vem um trauma. Trauma esse que tirou a vida à sua melhor amiga e, portanto, o objetivo de Cassie é vingá-la. Mais não digo, porque não quero dar demasiados spoilers, mas acrescento que gostei muito da performance da atriz principal e que este filme me surpreendeu bastante pela positiva, especialmente por tratar de um tema tão importante e pela maneira como foi realizado. 
Já ouvi algumas opiniões acerca deste filme e acho que são bastante controversas, mais especificamente no que toca ao final. Eu confesso que gostei. Gostaria muito de comentar isto com vocês mas seria contar-vos tudo e iria perder a piada, por isso quem já viu, que deixe nos comentários a sua opinião acerca do final.


Portrait Of A Lady On Fire


Como é que demorei tanto tempo a ver esta obra-prima? Este filme tem tudo de bom, desde a história, à cinematografia, às atrizes... 
Passa-se em França, no século XVIII e retrata a história de Héloise e Marianne. A primeira é uma jovem tirada de um convento para se casar com um nobre italiano. A segunda é uma pintora contratada pela mãe de Héloise para pintá-la e enviar o retrato para o seu futuro marido. O único problema é que Héloise não se quer casar e, como tal, recusa-se a ser pintada. Tendo isto em conta, a sua mãe contrata Marianne para fingir que é sua dama de companhia, quando na realidade irá estudar as suas feições de modo a conseguir pintá-la às escondidas. Quando a mãe de Héloise se tem de ausentar por alguns dias, as duas jovens ficam somente acompanhadas por uma jovem criada chamada Sophie, com quem criam uma bonita amizade. Este tempo que passam juntas vai juntá-las cada vez mais numa relação de amor e intimidade que vale a pena ver. 
É um dos filmes com a fotografia mais bonita que já vi, é artístico e melancólico. Sobre o amor, o erotismo e sororidade. Recomendo tanto!



Livros

Uma Educação, Tara Westover
Sobre este livro não me vou alongar muito, até porque em breve irei publicar a review completa aqui no blog. Digo só que se tornou rapidamente num dos meus livros preferidos de sempre. Sobre como a saúde e a educação são dos bens mais preciosos que temos. Um história verídica muito forte sobre uma jovem que passou por muito para obter o que muitos de nós damos como garantido. 


Podcasts
O Telefone Avariado
Para a malta que acompanha a comunidade do Bookstagram, de certeza já ouviram falar no perfil dos @literacidades. Já há algum tempo que os acompanho no Instagram e gosto muito das suas reviews assim como dos projetos que têm lançado. Recentemente, o Álvaro juntou-se com a sua amiga Raquel e criaram este podcast. Ainda só têm dois episódios, mas gostei bastante da maneira como a conversa flui e dos temas que abordam, nomeadamente relacionado com livros. Para quem gosta de ler, dêem uma oportunidade, pois acho que vão gostar.


Youtube
Jubilee
Apesar de o Youtube estar muito parado ultimamente, tenho assistido a vários vídeos deste canal, que são mesmo interessantes. Basicamente, juntam algumas pessoas (por norma 6) em que metade defende um ponto de vista relativo a um assunto específico e outra metade tem uma visão diferente. O objetivo é debater estas ideias, conforme as questões que são colocadas. Acho que nos ajuda a refletir bastante sobre as diversas temáticas abordadas, tais como aborto, preconceito social, assuntos científicos, entre outros e a aprender com as perspetivas de cada uma das pessoas presentes nos vídeos.


Deixem nos comentários as vossas opiniões e contem-me quais os vossos favoritos deste mês!

5 comentários

  1. Os filmes são amazing...!!!!

    ResponderEliminar
  2. Bons favoritos! Fiquei muito curiosa com o Filme Promising Young Woman! Já ouvi algumas opiniões, mas depois de ler o teu artigo acho que vou dar uma oportunidade. Gostei muito do teu Blog e do teu gosto inteligente e peculiar, vou seguir!!! :)

    jiaescreve.blogspot.com (Sou nova neste mundo dos Blogs, por isso quando tiveres tempo livre faz-me uma visita e deixa a tua opinião)

    ResponderEliminar
  3. Para mim é riverdale (só assisti este mês ahah), bailey sarian (youtuber), carina machado (youtuber) e kendall rae (youtuber) ihihi
    Beijinhos


    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia nada destes teus favoritos :o Obrigada pelas sugestões. Beijinhos

    ResponderEliminar

Espero que tenhas gostado desta publicação, podes deixar aqui os teus comentários e sugestões! ♡