quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Erasmus - Siauliai, Lituânia

Hoje venho falar-vos da cidade onde tenho estado a viver desde o final de Agosto e que irei deixar dentro de pouco tempo.

Como disse na publicação anterior, estou a estagiar num jardim de infância, onde eu e a minha colega damos "aulas" a crianças entre os 2 e os 6 anos com temas como a prevenção do pé plano, desenvolvimento da coordenação, entre outros. Este é um desafio para mim pois para além de nunca ter trabalhado com crianças antes, nenhuma delas fala a mesma língua do que eu, pelo que tive de arranjar outras formas de comunicar com elas. Nomeadamente, tento exemplificar os exercícios ou falar por gestos e também já aprendi algumas palavras básicas em lituano. Estou a gostar imenso de trabalhar com crianças e de aprender coisas novas num local de estágio completamente diferente daquilo a que estou habituada. Penso que este é um dos pontos mais positivos desta minha viagem.

Siauliai é uma cidade pequena, onde não se vê muita gente na rua e os que se vêem são maioritariamente idosos ou famílias com crianças pequenas. Por vezes, gosto de aproveitar as tardes livres que tenho e vou passear ao centro da cidade, onde se encontram alguns cafés, bares e lojas. Para sair à noite, vamos a uma discoteca ou a um pub de rock n' roll, do qual gosto muito para podermos simplesmente conversar, ouvir boa música e beber uma cerveja.

Siauliai também tem alguns marcos mais turísticos como as igrejas, jardins, um lago que é muito bonito para ir passear e ainda o mais conhecido de todos: o Hill of Crosses, que é basicamente um centro de peregrinação católica onde se encontram várias cruzes de tamanhos e feitios diferentes. Além disto, também é possível visitar alguns museus nesta cidade como o museu da fotografia, do chocolate, entre outros.

Como já referi anteriormente, estou a viver na residência de estudantes da universidade, que devo confessar que é um dos pontos mais negativos do meu Erasmus. Apesar de ser a opção mais barata, sem dúvida alguma, e de ser a melhor opção para poder conviver com outros colegas de Erasmus, visto que nem sequer frequento a escola, os quartos são todos partilhados e super pequenos, não têm muita arrumação e a residência nem sequer tem forno ou congelador. Mas como são só 2 meses, achei que compensava.

De uma forma geral, acho que tem sido uma experiência muito positiva e enriquecedora e criei aqui memórias que irei para sempre guardar com muito carinho.

Espero que tenham gostado e se tiverem alguma pergunta ou sugestão, podem deixar nos comentários.


11 comentários

  1. Deve estar a ser uma bela experiencia. Que tudo continue a correr bem.

    ResponderEliminar
  2. Admito que conheço muito pouco da Lituânia, mas esse Hill of Crosses parece ser um local mesmo muito interessante!
    Beijinhos,

    A Maiazita

    ResponderEliminar
  3. Adorei as fotos! Surpreendeu porque não estava a espera que a Lituania fosse assim!!
    Que continue a correr pelo melhor, beijinhos

    https://quase-italiana.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Erasmus é sempre uma experiência fantástica! E as fotografias estão lindas :)
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
  5. Sempre tive curiosidade em saber como seria a Lituânia e parece ser um país simples e bonito! Ah e gostei de conhecer o teu blog, já estou a seguir :)


    She Walks Blog
    It's Shewalks Instagram

    ResponderEliminar
  6. Que bela experiência que deve estar a ser! Curiosamente, sou Educadora de Infância e é mesmo enriquecedor trabalhar com crianças *-*
    Nunca fiz Erasmus, mas, em parte, arrependo-me, porque é daquelas oportunidades que nos fazem crescer imenso e a vários níveis.
    Adorei as fotos!

    r: Esse livro de John Green ainda não li, mas está na minha lista :)

    Muito, muito obrigada *-*

    ResponderEliminar
  7. As fotografias estão muito giras.
    Adorei poder ler a tua experiência.
    Gostei muito do teu blog, segui.
    Beijinhos e bom fim de semana.
    https://www.dailyvlife.com

    ResponderEliminar
  8. Nunca fui à Lituânia mas está na lista. Espero que tenhas uma boa experiência Erasmus

    3200 Degrees - Lifestyle and Photography ❤

    ResponderEliminar
  9. Debe ser uma experiência maravilhosa :D É preciso muita coragem para ir para um local que não fale a tua lingua ou mesmo uma que possas comunicar :)

    Bom resto de viagem ^_^

    Iara,
    Uma Página e Meia

    ResponderEliminar
  10. Eramus é uma experiência incrível! Crescesse imenso em todos os sentidos. A maior sorte do mundo, beijinho!

    blog: miudadasflores.blogspot.com

    ResponderEliminar

Espero que tenhas gostado desta publicação, podes deixar aqui os teus comentários e sugestões! ♡