terça-feira, 1 de dezembro de 2020

LIVROS | A VIDA MENTIROSA DOS ADULTOS, ELENA FERRANTE



Já acabei de ler este livro há mais de duas semanas, mas só agora vos trago a review:

Este livro retrata o período de transição da infância para a adolescência de Giovanna, uma rapariga italiana que, às escondidas, escuta o seu pai dizer à sua mãe que, a cada dia que passa, Giovanna se parece mais com a sua tia Vittoria. Ao ouvir isto, Giovanna procura conhecer a tão odiada tia Vittoria (de modo a perceber se realmente se está a tornar parecida com ela), na zona mais empobrecida de Nápoles. Ao fazê-lo, descobre uma versão muito diferente dos seus pais e das suas origens, desagregando assim, a sua família intelectual e perfeita, sem que tenha essa intenção.
Ao mover-se entre os dois lados da mesma família e das duas zonas da cidade de Nápoles, Giovanna  conhece outras pessoas, aprende sobre o mundo que a rodeia e cresce em busca de si mesma.

Esta foi a primeira obra que li de Ferrante e confesso que gostei, apesar de sentir que não é o meu estilo literário predileto. Gostei bastante da carga emocional e da intensidade que atribuiu às suas personagens, especialmente às personagens femininas e do modo como consegue perceber e transmitir as peripécias e angústias da fase da adolescência. 
De uma forma geral, posso dizer que gostei bastante da sua escrita e achei o enredo bem construído. No entanto e, foi por isto que digo que não é o meu estilo literário predileto, achei a história muito ao estilo "novela mexicana", ou seja,  por vezes achei que alguns constituintes do enredo foram demasiado dramatizados/romantizados. Recomendo a quem gosta deste tipo de livros, mais contemporâneo e de leitura fluida.

Pontuação: 6,5/10
 

2 comentários

  1. Ainda assim acho que vou querer ler. Obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Seems like an interesting book even though its a bit different from what i usually read! thanks for sharing :)

    My blog - Lalabetterdayz

    ResponderEliminar

Espero que tenhas gostado desta publicação, podes deixar aqui os teus comentários e sugestões! ♡