domingo, 10 de janeiro de 2021

LIVROS | O Fio da Navalha, W. Somerset Maugham

 


Como já tinha dito numa publicação anterior, este foi um dos livros que mais gostei de ler em 2020 e o foi, sem dúvida, o que mais me surpreendeu, pois apesar de ser considerado um clássico, não é dos mais falados e portanto, peguei nele sem grandes expetativas.

Esta é a história de Larry Darrell, um jovem que, após ter sido salvo por um amigo na guerra, começa a questionar o mundo que o rodeia e tudo aquilo em que acredita. Ao recusar viver segundo as convenções impostas pela sociedade, para buscar o sentido da vida, Larry torna-se simultaneamente uma frustração para os que o rodeiam – principalmente para Isabel, a namorada, que lhe exige que arranje um trabalho e se comporte de acordo com as normas da sociedade da época e Elliott, tio desta, que cultiva acima de tudo a aceitação e o prestígio sociais – e a personificação de um ideal de espiritualidade e de não-compromisso.

Bem, é um bocado difícil de fazer a análise deste livro, devido à sua complexidade, pois várias personagens se tornam o foco da leitura, à medida que a história avança. Mas, no fundo, a mensagem que esta história nos transmite é que nunca vamos ter uma resposta para qual é o sentido da vida, até porque o sentido da vida difere de pessoa para pessoa. O protagonista, Larry, é um personagem enigmático e idealista. Passa grande parte deste romance à procura de se encontrar e de perceber qual o seu propósito no mundo. Inclusive viaja para diferentes países e faz uma vasta análise às diferentes religiões, de modo a perceber se alguma delas responde às suas perguntas. Depois temos Isabel, que educada pela sua mãe e pelo seu tio, sempre teve como ideal um homem a seu lado que a amasse e que trabalhasse para poder dar uma boa vida à família. À sua semelhança, o seu tio Elliott, que vive em busca da aprovação externa de outros,  faz tudo em prol daquilo que ficará bem à vista da alta sociedade, personificando o "snobismo". Por sua vez, Gray, amigo de Larry e Isabel, apaixonado por esta última, vive para ter um trabalho que seja seguro e lucrativo. Por fim, acrescento Sophie, amiga de Larry, uma personagem que perde tudo aquilo que mais ama e que, por essa razão, deixa de sentir que tem um sentido para a sua vida. Deste modo, acho que, qualquer leitor se sentirá identificado, quanto mais não seja, por perceber que cada pessoa tem o seu propósito e que não existe certo nem errado, desde que nos mantenhamos fiéis aos nossos próprios princípios e valores.

Um pormenor que achei muito interessante e curioso, foi o facto de o próprio autor deste livro, W. Somerset Maugham, se ter incluído como um dos personagens, tornando-se o narrador destas histórias e o confidente da grande maioria dos personagens.
Gostei imenso da escrita do autor e do modo como conduziu as diferentes histórias e, sobretudo, da mensagem que transmitiu com esta obra. Identifiquei-me com Larry em muitos momentos, o que tornou esta leitura ainda mais especial. 
Fica assim a promessa de ler mais obras deste autor, nomeadamente Servidão Humana, que já ouvi falar muito bem e me deixou muito curiosa.


"Acho que nunca terei paz até me decidir sobre certas coisas. É muito difícil traduzi-lo por palavras. No momento em que se tenta, sentimos vergonha e dizemos a nós próprios: «Quem sou eu para matar a cabeça com isto, aquilo ou aqueloutro? Talvez eu não passe dum pedante, dum convencido. Não seria melhor fazer o que todos fazem e esperar o que a vida me reserva?». E depois pensamos num tipo que uma hora antes estava a rir, cheio de vida, e de repente está morto; é tudo tão cruel, tão sem significado. É difícil não nos questionarmos sobre a essência da vida, sobre se faz algum sentido ou se tudo não passa de um erro trágico dum destino cego."


Pontuação: 8,5/10



4 comentários

  1. Não conhecia mas gostei da Sinopse¡ <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Gostei da tua review e fiquei interessada em ler esse livro logo que tenha oportunidade.

    Coisas de Feltro

    ResponderEliminar
  3. Pela tua sinopse, parece um livro bastante interessante...!

    Um beijinho *

    https://by-pattyy.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Espero que tenhas gostado desta publicação, podes deixar aqui os teus comentários e sugestões! ♡