terça-feira, 4 de maio de 2021

Favoritos de Abril


Estou de volta para vos contar tudo sobre os meus favoritos deste mês (sei que já venho tarde, mas espero vir ainda a tempo). Apesar de ter sido um mês um bocado complicado para mim, descobri muitas coisas novas que gostava de partilhar convosco, por isso aqui vai.



ROUPA

Saia H&M

Já andava a namorar esta saia há algum tempo. Tenho andado a gostar imenso de padrões floridos e de saias midi, por isso foi a combinação perfeita. 




LEITURAS

Bem, li alguns livros este mês, mas apenas completei um que li em dois dias por ser muito pequeno. Os restantes não terminei e, assim, não tendo propriamente um favorito para vos apresentar, dou-vos um update das minhas leituras.

Comecei por ler Os Irmãos Karamázov, de Fiódor Dostoievski, pois já ouvi falar maravilhas da obra e achei que me ia identificar com os temas deste livro. No entanto, confesso que não sendo uma leitura fácil, não me prendeu. Este mês não tem sido muito fácil para mim, tenho andado muito cansada e com alguma ansiedade e, por isso, estou a precisar de ler algo mais leve e fácil de ler, pelo que troquei este livro pela prenda de anos que a minha irmã me deu: Daisy Jones & The Six, da Taylor Jenkins Reed. O livro é em inglês, o que é ótimo para poder praticar esta língua e, além disso parece-me ser o tipo de livro que preciso de ler neste momento, pelo que larguei os Irmãos Karamázov. Um dia, voltarei a pegar-lhe, mas, para já, vai ficar na estante.

De seguida, comecei a ler o meu primeiro livro de João Tordo, Manual de Sobrevivência de Um Escritor, porque fazia parte do pack de um curso que estou a ter com o autor (falo sobre o mesmo mais abaixo). Estou a achar bastante interessante e está a fazer-me olhar outras grandes obras da literatura com olhos de escritor em vez de leitor, o que é bastante curioso. Ainda não o terminei, mas darei o meu feedback (que para já é muito positivo), assim que o fizer.

O livro que li em 2 dias chama-se O Rapaz Perdido, de Thomas Wolfe, mas confesso que não foi propriamente um favorito. Apesar de ter uma história muito forte e até bem escrita, senti muito a falta da exploração e caracterização mais detalhada da maioria dos personagens. Ainda assim, acho que vale a pena a leitura.

Por fim, tenho também estado a ler nos tempos mortos do meu trabalho o M Train, da Patti Smith, que apesar de estar a gostar muito, não bate o Just Kids. Acho um livro muito melancólico e atmosférico (faz-me sentir como se eu fosse ela, a viver um período de solidão e melancolia, no café 'Ino, a beber "vinte" cafés por dia e a recordar todas as memórias de viagens e experiências antigas que ela nos conta). Apesar de sentir por vezes a falta de um fio condutor entre as histórias, gosto muito da escrita dela e sinto-me muito confortável a ler as suas palavras.

 




Marcadores de Livros

Mais uma vez, encomendei alguns marcadores de livros à @olhaoqueeujali. Escolhi alguns dos que ela tem nos destaques e, ao falar com ela, percebi que podia fazer as alterações que quisesse, pelo que o fiz. Além disso, gostava muito de ter alguns da minha série preferida: Bojack Horseman. Perguntei-lhe se tinha alguns e mandou-me logo alguns exemplares, que adorei, pelo que encomendei dois. 



FILMES

Minari

Confesso que este filme era o meu candidato preferido aos óscares. Só a relação entre avó e neto já é algo de muito especial, neste filme, mas toda a história sobre o sonho americano e a resiliência que une a família tornou este filme muito bonito e cativante. Tem performances excelentes e a fotografia não lhes fica atrás. Aconselho mesmo muito a que vejam, vale a pena!



The Fundamentals Of Caring

Este filme não é tão recente como o primeiro mas é, igualmente, uma história muito especial. A premissa inicial prende-se com um homem que, após ter sofrido uma perda, decide ser cuidador formal e o seu primeiro cliente é um miúdo, que apesar de ter uma doença bastante limitante, tem uma "língua afiada", o que torna a relação entre ambos muito divertida e diferente do que seria de esperar. Muitas peripécias acontecem ao longo deste filme, que nos mostra a importância da esperança, da amizade e de novas experiências. 




SÉRIES

Master of None

Já há muito tempo que andava a tentar descobrir séries novas, mas nenhuma prendia muito, até que encontrei Master of None, criada e protagonizada por Aziz Ansari. Trata-se de um enredo muito relatable e atual sobre um indiano que vive em Nova Iorque. Com um humor muito especial, são retratados vários temas, como o preconceito, relacionamentos sérios, relação com os pais, com emprego e com predadores sexuais. É muito interessante e divertida ao mesmo tempo e, só por isso, vale a pena.



MOMENTOS

Aniversário & Bolo de anos

Abril foi o mês em que completei 24 anos, em conjunto com a minha irmã (gémea). Aproveitei a tarde para passear por Santa Cruz com duas amigas e à noite reuni-me com alguns amigos que já não via há imenso tempo, o que tornou o dia muito especial. Como não podia deixar de ser, a minha irmã é que fez o bolo, que estava uma delícia. Para espreitarem alguns bolos dela, cliquem AQUI.



Fim-de-semana no Alentejo

Este mês a minha mãe fez-nos uma surpresa e fomos passar um fim-de-semana ao Alentejo, o que me soube mesmo bem. Não só passeei, como pude descontrair e passar algum tempo em família. Já estava a precisar de algo assim. Gosto muito da paz do Alentejo e de estar mais em contacto com a natureza. 



Todas As Coisas Maravilhosas
Façam só o favor a vocês mesmos (se tiverem oportunidade, claro) de assistirem a esta peça maravilhosa, protagonizada pelo Ivo Canelas. O texto é espetacular (trata de temas como saúde mental, solidão, e da vida, em geral) e acho que qualquer pessoa se revê naquilo que é dito. A interação com o público é muito original e a interpretação do Ivo é tão crua e cativante, que torna a experiência única. Já há muito tempo que não assistia a um espetáculo tão avassalador. Só para terem uma ideia, não me importava nada de pagar para voltar a assistir, porque vale mesmo a pena.



OUTROS


Curso  de Escrita de Ficção com João Tordo

Tendo em conta que adoro ler e ando numa fase em que ando a tentar descobrir hobbies e outras coisas que goste de fazer, decidi inscrever-me num curso de escrita ficção com o escritor João Tordo, que fiz durante todas as segundas-feiras, sendo que já só falta uma. Tenho estado a gostar imenso, pois não só me ajuda a perceber a perspetiva de um escritor ao ler outras obras (tal como o seu livro), mas também sobre todo o processo de escrita de um manuscrito, construção de personagens, edição, etc. Mesmo que nunca venha a escrever nada, aprendi muitas coisas novas e interessantes e acho que foi muito enriquecedor.


Deixem nos comentários o que acharam destes meus favoritos contem-me quais foram os vossos!

3 comentários

  1. Estás a escrever cada vez melhor e de forma mais cativante.❤

    ResponderEliminar
  2. O Minari também era o meu filme favorito dos óscares, adorei! E esse bolo de aniversário tinha ótimo aspeto! ;)

    ResponderEliminar
  3. Espero que tenha sido um bom mês e que te tenhas divertido :)
    Beijinhos e que Maio seja ainda melhor.

    ResponderEliminar

Espero que tenhas gostado desta publicação, podes deixar aqui os teus comentários e sugestões! ♡